segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Modificação de Sprite do Sonic no Sonic 1 e Sonic 2

Para uma modificação de sprite um pouco profissional, aconselho utilizar um disassembly dos respectivos jogos.

Sonic 1 por Hivebrain
Sonic 2 Rev 01 por Xenowhirl

Um Programa bom para edição de sprite é o SonMapEd, ele edita arte comprimida com compressão Nemesis, Kosinski, Kosinski Modulado e arte não comprimida.
Arquivos necessários para modificar os sprites do Sonic é a arte, o mapa e o dynamic pattern load cues, a paleta do Sonic já é padrão quando seleciona o formato do jogo.

Localização dos arquivos:

Sonic 1 Hivebrain:
arte está em "\artunc\sonic.bin"
mapa está em "\_maps\sonic.asm"
DPLC está em "\_inc\Sonic dynamic pattern load cues.asm"

Sonic 2 Xenowhirl:
arte está em "\art\uncompressed\Sonic's art.bin" para Sonic
                     "\art\uncompressed\Tails's art.bin" para Tails
mapa está em "\mappings\sprite\Sonic.bin" para Sonic
                        "\mappings\sprite\Tails.bin" para Tails
DPLC está em "\mappings\spriteDPLC\Sonic.bin" para Sonic
                         "\mappings\spriteDPLC\Tails.bin" para Tails

Escolha o frame que quer editar, salve ele como uma imagem BMP (File>Save to Image>Export Sprite Frame)
Edite a imagem BMP em algum programa de edição de imagem, sempre use as cores da paleta para editar os sprites se não quiser mudar a paleta, pois na hora de importar, o programa vai adaptar as cores da imagem para as cores da paleta, e se a cor que importou não estiver na paleta, o programa vai colocar outra cor próxima no lugar dela.
Importe a imagem já editada para o mesmo frame que exportou (File>Load from Image>Import Sprite over Active Frame), a imagem na hora de importar tende ser do mesmo tamanho em pixels que o frame.
Salve os três arquivos e se editou a paleta, salve a paleta também, substitua pelos arquivos correspondentes e compile a rom, teste e veja os resultados.

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